BRANDING
Gestão Estratégica da Marca
Processos da Gestão Estratégica da Marca
No mundo empresarial altamente competitivo, o Branding desempenha um papel fundamental na gestão estratégica da marca, que vai além do simples design de logotipos e definição de cores, pois desvenda os segredos para o sucesso e fidelização da marca.
É por meio do branding que as empresas criam uma conexão emocional com seu público por intermédio
da transmissão de valores consistentes, pontos fortes relevantes, propósito impactante, compromisso
real e bem definido, posicionamento marcante, construindo, dessa forma, uma personalidade forte,
uma voz distintiva e uma excelente reputação no mercado, desenvolvendo, dessa forma, uma identidade
autêntica, sólida e duradoura que atrai e cria essa conexão com o público-alvo.
Afinal de contas, uma marca forte e diferenciada influencia diretamente na percepção dos consumidores,
gerando mais confiança, credibilidade e lealdade e consequentemente mais chances de ser lembrada e
preferida pelo seu público, alcançando a tão almejada fidelidade.
Além disso, consegue atrair investidores, parceiros estratégicos e potenciais colaboradores.
Etapas do Branding: O branding é um processo contínuo que envolve várias etapas:
• Pesquisa e Análise:
• Definição da Identidade de Marca:
• Desenvolvimento da Identidade Visual
• Mensagem e Tom de Voz: Do de Marca)
Processos da Gestão Estratégica da Marca
• Design Thinking
O processo de Branding começa com o Design Thinking, uma abordagem criativa que coloca as necessidades
e desejos do cliente no centro da estratégia. Ao entender profundamente o público-alvo, suas aspirações
e pontos de dor, a marca pode desenvolver uma narrativa significativa que ressoa com suas emoções e anseios.
• Tag-line/Slogan
A criação de uma Tag-line ou slogan poderoso é uma das principais características do Branding. A tagline é uma frase curta e de fácil memorização. O propósito é transmitir a essência e os valores da marca em poucas palavras, de forma impactante e muito fácil de ser compreendida. As taglines costumam ter um longo prazo de validade, mudando apenas em casos de reposicionamento ou reestruturação da marca.
“As taglines influenciam o comportamento de compra do consumidor ao evocarem uma resposta emocional”.
( Aline Wheeler – Design da Identidade da Marca)
• Naming
A escolha do “ Naming” ( nome) é um dos elementos mais importantes na construção da identidade da marca.
Por isso uma boa ou má escolha pode ser determinante para o sucesso ou fracasso de um produto, respectivamente. Mais do que simplesmente “batizar” uma empresa ou produto, o” Naming” significa muito mais, pois é a identificação e apresentação da marca no Mercado. Há várias características primordiais para a criação do “Naming”, entres essas, podemos citar: o nome da marca deve ser fácil de lembrar, fácil de pronunciar e de ser reconhecida. E se ele indicar literalmente o benefício ou valor ofertado ao consumidor, obterá uma aceitação e reconhecimento muito mais rápidos, alcançando o sucesso tão almejado. Como exemplos desse benefício expresso no nome, podemos citar marcas consagradas como a Limpol, Duralex e Bombril.
• Brand Awareness (Consciência da Marca)
A construção do Brand Awareness é uma constante busca por visibilidade e reconhecimento por intermédio de ações de marketing e comunicação. Significa querer saber o quanto a sua marca ou sua empresa está presente na mente e no coração de seus consumidores. É um conceito que determina a força da sua marca junto ao público e ajuda a entender e mensurar o quanto ela é reconhecida pelas pessoas e de que forma isso acontece.
• Rebranding
É a mudança de posicionamento da marca ( como quer ser vista e reconhecida pelo público), é reinventar uma marca já estabelecida e conhecida no Mercado. Etapas:
– Elaboração de um novo conceito;
– Novo Logotipo;
– Nova Identidade visual;
– Outros elementos que devem definir o novo momento do seu negócio.
E vários são os motivos para que uma marca ou uma empresa resolva realizar essa mudança, tais como:
• os valores de uma empresa não condizem mais com a identidade atual da marca;
• o público-alvo já não é mais o mesmo,
• Para acompanhar as mudanças no mercado,
• Novos proprietários e novas ideias,
• Reposicionar e/ou revitalizar a marca ou corrigir uma imagem negativa;
• Entre outros.
É necessário realizar uma análise aprofundada e estratégica que identifique a real necessidade de colocar em prática todas as etapas do “Rebranding”. No entanto, caso seja definida a real necessidade de realização dessas mudanças, todo esse processo de renovação da marca pode realmente trazer grandes resultados tais como: revigorar a relevância e a percepção do público pela marca e consequentemente proporcionar melhores resultados e muito mais sucesso!
• Branding Message – Mensagem da Marca
É a história que a empresa ou a marca quer contar ao mundo. É a essência do que ela representa e como quer ser percebida. Mensagem de marca é o termo abrangente utilizado para denominar todas as palavras/mensagens usadas por sua marca/empresa. É o idioma utilizado, mensagens de produtos, mensagens de marketing, tag lines
(slogan),mensagens divertidas e inclusivas da marca etc.
A mensagens consistentes da marca refletem os seus valores e falam com seu público-alvo por isso são essenciais para criar uma marca com a qual os clientes se conectam em um nível emocional – requisito essencial na construção da lealdade e identificação com a marca. Para executar uma estratégia bem-sucedida de mensagens da marca, é necessário criar diretrizes a fim de manter uma voz consistente em todos os canais, incluindo seu site e em materiais de marketing. Depois de criar essas diretrizes, elas deverão ser distribuídas a todos os membros da sua equipe, bem como a quaisquer agências ou freelancers com quem você trabalha e incorporadas de forma adequada.
• O Branding Publishing and Content
São os veículos pelos quais essa mensagem é transmitida – desde o conteúdo das redes sociais até campanhas publicitárias, todos devem estar alinhados com a identidade da marca. Uma marca bem construída pode alcançar patamares inimagináveis, transformando-a em uma referência na mente e no coração dos consumidores.
Portanto, em um mundo cada vez mais saturado de opções, o Branding, em sua várias etapas, é o farol que guia a trajetória das marcas rumo ao sucesso duradouro.
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